quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Aspirantes a Jornalistas e Publicitários


Durante estas últimas semanas, acompanhada do Professor Alejandro e de meus colegas de turma, dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda, fizemos duas visitas técnicas bastante satisfatórias, enriquecidoras e fundamentais à minha motivação e entendimento a respeito da minha futura profissão de Jornalista.

Na primeira visita, à TV Cidade, conhecemos sobre o que acontece por detrás das câmeras, da busca frenética e prazeirosa pela notícia, ou melhor, pela boa notícia. Conseguimos entender um pouco do ritual de "lapidação" do fato e de como tudo ocorre de fato. Pesquisar para escolher a pauta, ir à rua em busca da matéria, editar, gravar, são essas algumas etapas de todo o processo que marca, a transmissão da notícia para nós pelo meio televisivo. Tudo com certeza, bastante interessante e fascinante. E agradeço mais uma vez, por toda paciência e simpatia da apresentadora Patrícia Calderón que tão bem nos recebeu.


News Room - TV Cidade


Prof. Alejandro, Beatriz, Felipe, Eu, Patrícia, Marivaldo, Afrânio, Rafael e Klinger.



Em nossa segunda visita, ao Jornal Diário do Nordeste, de aspectos bem semelhantes à TV Cidade e ao mesmo tempo com olhares bem diferentes, aprendemos sobre o dia-a-dia da elaboração de um jornal impresso e de como cada minuto é importante para uma notícia não se tornar uma informação já desinteressante, antiga. Além de toda a busca, visão e poder de discernimento pela boa matéria, num jornal impresso ainda se tem também, a diagramação, o trabalho com as imagens e todo o processo de impressão na gráfica, o que o torna tão interessante quanto se trabalhar na televisão. Agradecendo também mais uma vez ao ilustríssimo Kinjo, editor de opiniões do Jornal Diário do Nordeste, apesar dele não ter me dito aonde ficava o setor de RH da empresa e olhe que eu perguntei umas 4 vezes...risos...mas eu descobri e fui lá com meia dúzia de sedentos futuros profissionais.











Nenhum comentário: